EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1943
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE SAÚDE REALIZADAS POR ESTUDANTES DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DOS ALUNOS DE MEDICINA DA UNICESUMAR E SUA RELAÇÃO NA REDUÇÃO DO STRESS
Autor(es): PUPIM, Alexandra Freire
GRIPP, Carlos Henrique
ALEIXO, Denise Lessa
RIBAS, Adriana Danmwolf
Abstract: O curso de medicina é dos mais procuradas pelos alunos. A seleção para o ingresso no curso se inicia desde a formação primária do aluno, seguido pelo vestibular, e depois a graduação em si. Durante esse processo, devido ao grande estresse, o aluno pode desenvolver uma série de problemas psicológicos, tais como humor depressivo, tristeza, perda de interesse, perda ou ganho de peso significativo, insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimento de inutilidade ou culpa excessiva, indecisão ou capacidade diminuída de se concentrar, até pensamentos de morte recorrentes. Por esse motivo, se faz necessárias abordagens para diminuição de tais transtornos. Entre as diversas abordagens, podemos citar as práticas integrativas e complementares, que incluem diversas atividades de intervenção e promoção à saúde. Atividades realizadas pelos alunos durante o curso contribuem sobremaneira para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos alunos. Neste contexto, o presente projeto tem por objetivo principal relacionar redução do nível de estresse dos alunos que estão inseridos nas atividades da Associação Atlética dos Alunos de Medicina (AAAMC) da UniCesumar, a qualidade de vida e capacidade destes alunos em lidar com situações de stress agudo. Para isso, os alunos pesquisadores desenvolverão atividades em conjunto com a AAAMC, e posteriormente farão a aplicação de questionários de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL – World Health Organization quality of life). Os dados obtidos serão tabulados, avaliados estatisticamente e posteriormente publicados em meios científicos.
Palavras-chave: Qualidade de vida
Medicina
WHOQOL
PASAT
ISS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1943
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79982.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)166.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.