EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1942
Tipo: Artigo
Título: CONSTIPAÇÃO INTESTINAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS
Autor(es): CAMBIRIBA, Ayanne Rodrigues
SANTOS, Natália Quevedo dos
ANTUNES, Mateus
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Abstract: O objetivo do presente estudo será verificar a associação entre níveis de atividade física e a presença de constipação intestinal, em idosos residentes no município de Maringá, Paraná. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de corte transversal. A amostra será composta por 420 idosos, de ambos os sexos, com idade entre 60 e 80 anos, cadastrados em todas as Unidades Básicas de Saúde Maringá. Para os critérios de exclusão serão considerados antecedentes de doenças neurológicas, endócrinas, motoras, diabetes, assim como, idosos que não deambularem e apresentarem comprometimento cognitivo, diagnosticado pelo Mini-Exame do Estado Mental. Será aplicado um questionário semiestruturado com dados sobre o perfil sociodemográfico, com perguntas referentes a dados pessoais, para identificação da presença de constipação intestinal será aplicado o Protocolo de Roma III, e a avaliação do nível de atividade física será feita por meio do Questionário Internacional de Atividade Física. Os dados coletados serão tabulados no Programa Excel 2013 e posteriormente analisados no programa estatístico SPSS 15.0. Os resultados serão apresentados por meio de estatística descritiva (média, desvio padrão, frequência absoluta e relativa, gráficos e tabelas) e inferencial (testes de hipóteses e de correlação), cujos testes dependerão dos critérios de normalidade dos dados. O nível de significância adotado será de 5% (p<0,05). A hipótese do presente estudo é de que é alta a prevalência de constipação intestinal e de que existe associação com baixos níveis de atividade física.
Palavras-chave: Envelhecimento
Mudanças Climáticas
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1942
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79457.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)170.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.