EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1939
Tipo: Artigo
Título: EFETIVIDADE DA PISCOMOTRICIDADE NA MELHORA DO EQUILÍBRIO EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autor(es): PRADO, Larissa Nakagawa
SANTOS, Anderson Brandão dos
NONINO, Fabiana
Abstract: O sistema visual é predominante sobre os outros sistemas, pois os seres humanos tendem a limitar a visão para muitas de suas funções, uma vez que a mesma fornece as mais pertinentes informações sobre o ambiente (Santos 2016). O equilíbrio é um processo muito complexo e que depende da integração da visão, do sistema vestibular e sistema nervoso periférico, dos comandos centrais e das respostas da força muscular, neuromusculares e particularmente do tempo de reação. Essa pesquisa tem como esclarecer que a psicomotricidade tem uma grande importância no tratamento do equilíbrio em portadores de deficiência visual completa e avaliar as principais disfunções do equilíbrio presentes nas pessoas com deficiência visual, propondo uma abordagem fisioterapêutica adequada. É importante ressaltar que a pesquisa vem para contribuir tanto para a formação dos profissionais da área da saúde, quanto para os profissionais de educação, para que haja uma melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas escolas especiais. O objetivo da pesquisa é identificar a eficácia da psicomotricidade como mais um recurso terapêutico para o tratamento no déficit de equilíbrio em pessoas com deficiência visual. Serão selecionados cinco pacientes, da Escola Estadual João XXIII na cidade de Maringá Paraná, de ambos os sexos portadores de deficiência visual total, onde serão avaliados com a escala de equilíbrio de Berg, e a da bateria psicomotora de Fonseca, após a avaliação será realizado o tratamento com base na psicomotricidade. Espera-se identificar uma melhora no desenvolvimento do equilíbrio estático e dinâmico.
Palavras-chave: Cegueira
Coordenação
Fisioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1939
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80308.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.