EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1931
Tipo: Artigo de Evento
Título: ATITUDES DOS IDOSOS NA TRAVESSIA DE VIAS PÚBLICAS
Autor(es): KERBER, Vera Lúcia
ANTUNES, Mateus Dias
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Abstract: Este estudo teve como objetivo conhecer as atitudes dos idosos na travessia de vias públicas sinalizadas. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, quantitativo, realizado no mês de maio de 2017. A amostra foi selecionada de forma aleatória, sendo constituída por indivíduos com características de idosos. Os dados foram coletados no cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida São Paulo, na cidade de Maringá – Pr, local escolhido por conveniência. Foi utilizado um formulário elaborado pelos pesquisadores, com dados sobre: sexo e atitudes (auxílio para travessia, utilização de celular, atenção ao sentido da via e sinalização). Os dados coletados foram digitados no Programa Excel e a seguir foram analisados por meio da estatística descritiva (frequência absoluta e relativa). Entre os comportamentos inadequados apresentados, o que mais se destacou foi a corrida dos idosos durante a travessia da rua (16,86%). Vale ressaltar, que apenas 30,12% dos idosos tiveram comportamento adequado. O presente estudo mostrou que devido às alterações decorrentes do processo de envelhecimento os indivíduos podem apresentar redução de suas capacidades funcionais refletindo em dificuldades na execução de tarefas como atravessar uma via pública.
Palavras-chave: Envelhecimento
Limitação da mobilidade
Pedestre
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1931
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80098.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)168.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.