EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1930
Tipo: Artigo de Evento
Título: ATENDIMENTO MULTIPROFISSIONAL VERSUS ATENDIMENTO AMBULATORIAL: UMA AVALIAÇÃO DE EFICÁCIA NO ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL INFANTO-JUVENIL
Autor(es): SANTOS, Rebecca Piscitello dos
BARON, Karolina Deschamps
FIGUEIREDO, Felipe Pinheiro de
Abstract: As modificações na assistência aos pacientes psiquiátricos têm ocorrido desde o fim da 2ª Guerra Mundial, com a chamada Reforma Psiquiátrica, perdurando até os dias de hoje. Atualmente, estratégias terapêuticas são constantemente aprimoradas visando o aprimoramento da qualidade de vida dos sujeitos em sofrimento mental. A existência de equipes multiprofissionais veio para abordar as diversas peculiares do indivíduo segundo diferentes olhares e saberes. Pretende-se acolher, avaliar o grau de comprometimento e, quando necessário, tratá-lo conforme sua demanda. Os serviços de atendimento à saúde mental, através de equipes multidisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial, têm sido um dos principais pilares da Reforma Psiquiátrica brasileira. Apesar de extremamente incentivado pelas políticas públicas de saúde brasileiras e de ser um serviço que demanda mais recursos, poucos são os dados referente à eficácia do atendimento multiprofissional versus o atendimento ambulatorial. Esse projeto tem a finalidade de comparar a eficácia do modelo de atendimento multidisciplinar com o modelo de atendimento ambulatorial na saúde mental infanto-juvenil. Buscar-se-á realizar esta comparação utilizando dados de um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil de Maringá, uma cidade no estado do Paraná. O ambulatório de Psiquiatria Infantil será usado como comparação. Como medidas de eficácia, comparar-se-ão dados referentes ao uso de medicações, aderência à medicação e ao tratamento preconizado, além de dados referentes à gravidade das psicopatologias. Espera-se que este trabalho ofereça subsídios para a decisão consciente de aplicação de recursos de atenção à Saúde Mental Infanto-juvenil no Sistema Público de Saúde.
Palavras-chave: Assistência Ambulatorial
Serviços de Saúde da Criança
Serviços de Saúde Mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1930
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80201.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)165.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.