EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1929
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DA REFLEXOLOGIA PODAL SOBRE O PERFIL ENERGÉTICO DE IDOSOS POR MEIO DO ELETRODIAGNÓSTICO RYODORAKU
Autor(es): CARDEAL, Adriane de Lima
BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi
FERNANDES, Juliana Gomes
DIAS, Daniele Maria
PINTO, Roberta Ramos
FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues
Abstract: Objetivo: Avaliar as alterações energéticas através do eletrodiagnóstico Ryodoraku, após uma sessão de reflexologia podal em idosos institucionalizados. Material e métodos: A amostra foi composta por 6 idosos instituicionalizados do gênero masculino com idade média de 69±8anos, submetidos à técnica Ryodoraku de eletrodiagnóstico antes, depois da reflexologia podal, método Ingham, e após 7 dias. Resultados: os pacientes 1 e 6 obtiveram melhora na distribuição energética logo após a massagem, porém após sete dias da aplicação da massagem a amperagem desses pacientes diminuiu, não mantendo o bom resultado da terapia. Os pacientes 4 e 5 tiveram uma diminuição na amperagem logo depois da aplicação da massagem. Os pacientes 2 e 3 tiveram uma melhora da amperagem depois da massagem e esse quadro de equilíbrio energético foi mantido após sete dias da aplicação da reflexologia podal, porém não atingiram o nível mínimo da Amperagem, que é 20 para estar dentro da normalidade da saúde. Conclusão: a reflexologia foi eficiente para promover o equilíbrio energético do indivíduo, de forma aguda em alguns pacientes, inclusive mantendo por 7 dias este equilíbrio, em dois dos 6 idosos estudados, promovendo assim melhoria de qualidade de vida e prevenindo complicações no quadro de saúde do idoso.
Palavras-chave: equilíbrio energético
massagem
terapia holística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1929
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79548.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)501.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.