EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1926
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO SUPERVISIONADO ASSOCIADO A UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL NA ADERÊNCIA E RESPOSTAS HEMODINÂMICAS EM MULHERES DE UMA UBS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): SILVA, Jhenephan Macedo da
GOMES JUNIOR, Crivaldo Cardoso
Abstract: A Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher visa atender a população feminina de forma integral e multifatorial, favorecendo o anseio de se aprimorar as estratégias de prevenção e tratamento de condições que assolam a saúde da mulher. Considerando a obesidade e a hipertensão arterial como afecções mais frequentes na população, pensando potencializar a atuação dos profissionais de diferentes formações, foi criado o programa “Mulheres na Medida”. O objetivo é partilhar da experiência da ação multiprofissional, por meio de indicadores de aderência e efetividade através das respostas hemodinâmicas, também discutir as limitações e achados desse tipo de intervenção. Participaram do estudo mulheres 25 mulheres, avaliaram-se dados sociodemográficos, estratificação de risco segundo ACMS, avaliação ginecológica, avaliação física coleta de sangue e pressão arterial de repouso e replicadas após 24 sessões de treinamento. Para caracterização da amostra foi utilizado a média e desvio padrão. Para análise do perfil hemodinâmico, foi utilizada moda ajustada no programa Estatistic e teste para análise entre grupos. Constatou-se que a amostra tratavase de meia idade, sobrepesadas, tendo a atividade do lar, em maioria risco cardiovascular alto, prevalência de afecções crônicas de hipertensão e obesidade. Não houve diferença significativa entre pré e pós na pressão arterial e frequência cardíaca, porém, houve diferença significativa no duplo produto, que entre grupos, o aderente obteve maior diminuição em relação ao não aderente. Este relato compartilha de importantes contribuições a implantação e gerência de um programa multiprofissional que inclui a ação do Profissional em Educação Física no contexto da saúde da mulher.
Palavras-chave: Cardiovascular
Exercício
Saúde da Mulher
SUS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1926
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80217.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)198.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.