EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1922
Tipo: Artigo de Evento
Título: ACOMPANHAMENTO DA MENSURAÇÃO DO PERÍMETRO CEFÁLICO EM CRIANÇAS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA
Autor(es): GONÇALVES, Lohanna Hariadne Tavares
SEBASTIÃO, Meiriele Cristina
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
Abstract: Os primeiros anos de vida é a fase de maior desenvolvimento para a criança, por isso quanto mais cedo se tem um diagnostico que possa comprometer seu desenvolvimento, mais cedo pode-se aplicar um tratamento adequado facilitando o seu desempenho e aquisição de habilidades cognitivas e motoras. Objetivo: verificar se há o preenchimento da caderneta de desenvolvimento da criança por profissionais responsáveis. Metodologia: estudo transversal, descritivo, quantitativo, com análise documental. Coleta de dados: pesquisa com a participação de 100 crianças na faixa etária de 0 a 12 meses, onde serão coletados dados pertencentes à caderneta da criança como: data de nascimento, Apgar, tipo de parto e idade gestacional ao nascer, perímetro cefálico ao nascer e as demais medidas do perímetro cefálico, conforme a idade atual da criança, registradas nas consultas de puericultura. Para a tabulação desses dados será utilizado o programa Microsoft Excel. Os dados serão analisados e descritos por meio de gráficos e tabelas. Após a orientação e esclarecimentos sobre a pesquisa as mães assinarão um Termo de Conscientização Livre e Esclarecido e assim o projeto será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unicesumar. Por meio dos resultados espera-se obter informações sobre a efetividade na coleta dos dados que representam o crescimento e desenvolvimento da criança e assim identificar a preocupação e o cuidado por parte dos profissionais responsáveis por este acompanhamento, como forma de promoção de saúde.
Palavras-chave: Microcefalia
Crescimento e desenvolvimento
Criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1922
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80154.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)171.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.