EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1921
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA REFLEXOLOGIA PODAL SOBRE REPOSTAS CARDIOVASCULARES E SINTOMAS ESPECÍFICOS EM IDOSOS DE UM LAR DE LONGA PERMANÊNCIA DE LONDRINA – ESTUDO PILOTO
Autor(es): DIAS, Daniele Maria
SILVA, Adriane Vitor da
SANTOS, Celso Luiz Gomes dos
FERREIRA, Tatiane Romanini Rodrigues
PEREIRA, Rafael Mendes
PINTO, Roberta Ramos
Abstract: Este estudo tem como objetivo verificar o efeito da reflexologia podal sobre as respostas cardiovasculares e das queixas principais em idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo tipo série de casos com cinco idosos conscientes, 72,1±7,3 anos. As 6 sessões duraram 30 minutos, e a técnica foi feita de acordo com o método Ingham, com manobras de aquecimento, estimulação dos pontos reflexos, e finalização com manobras de relaxamento. A pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC) foram medidas com o aparelho de monitorização ambulatorial de pressão arterial. Em casos de presença de queixa específica, o local reflexo era enfatizado. A estatística foi descritiva. Como achados da pesquisa houve diminuição da PA sistólica (PAS) em 3 das 6 sessões, sendo elas, sessões 3 (diminuição de 3 mmHg), sessão 4 (5 mmHg) e sessão 5 (5 mmHg). Em relação à PA DIASTÓLICA (PAD), houve diminuição em 4 sessões, sendo elas sessão 3 (2 mmHg), sessão 4 (4 mmHg), sessão 5 (2 mmHg) e sessão 6 (5 mmHg). Em relação à FC houve diminuição em 4 sessões, sendo elas, sessão 1 (5 bpm), 2 (3 bpm), 4 (1 bpm) e 6 (2 bpm). Em relação às queixas principais dos idosos, observou-se diminuição da PAS e PAD de um dos idosos hipertensos, melhora da dor e câimbras de membros inferiores de outro, e da constipação intestinal de outro idoso entre outros benefícios. Conclui-se que a reflexologia pode ser considerada uma técnica holística extremamente indicada para idosos institucionalizados.
Palavras-chave: idosos institucionalizados
massagem
pressão arterial
terapia holística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1921
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79533.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)416.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.