EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1920
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA GOMA DE MASCAR NO FLUXO E PH SALIVAR SOBRE A SEDE: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Autor(es): GARCIA, Aline Korki Arrabal
FONSECA, Lígia Fahl
RABELO, Carla Dias
Abstract: Objetivo: Reunir as evidências disponíveis em literatura sobre o efeito do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos. Método: revisão integrativa, seguindo-se as etapas de Whittemore, guiado pela questão norteadora - Quais são as evidências científicas disponíveis na literatura acerca dos efeitos do uso da goma de mascar no fluxo e pH salivar sobre a sede em adultos? Utilizou-se as bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus e Web of Science, e adotou-se as recomendações do PRISMA. Resultados: doze artigos compuseram a amostra final. As estratégias podem ser divididas no uso de estimulantes e substitutos salivares. Os estimulantes salivares como a parafina e a goma de mascar isenta de sabor atuam na estimulação mecânica das glândulas salivares, enquanto as pastilhas aromatizadas atuam na estimulação gustativa das glândulas. A goma de mascar aromatizada, todavia, atua simultaneamente nos dois tipos de estimulação dessas glândulas, causando um aumento no fluxo e pH salivar, além de ser a preferência entre os participantes dos estudos. Já os substitutos salivares, como as salivas artificiais, aliviam a intensidade da sede e seus desconfortos por umedecer a cavidade oral, no entanto, seu alívio é passageiro. Conclusão: a goma de mascar apresentou-se como estratégia predominante e de eficácia significativa para aumentar o fluxo e pH salivar, e consequentemente minorar a sede.
Palavras-chave: Revisão Integrativa
Xerostomia
Mastigação
Salivação
Fluxo Salivar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1920
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79422.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.