EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1919
Tipo: Artigo
Título: ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES VITIMA DE TRAUMA MULTISSITÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): MILAN, Natalia Simeão
LIMA, Muriel Fernanda de
OLIVEIRA, Wellington Alexandre de
OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de
Abstract: O presente estudo teve por objetivo relatar a experiência vivenciada por enfermeiros sobre o acolhimento aos familiares de pacientes vítimas de trauma multissistêmico, atendidos na sala de estabilização do Pronto Socorro do Hospital Universitário Regional de Maringá-PR. Trata-se de um relato de experiência, realizado a partir de observação sistemática. Participaram cinco enfermeiros atuantes no serviço, e o processo de observação foi realizado nos meses de outubro a dezembro de 2015. No período observado ocorreram em média 3 a 5 atendimentos à pacientes traumatizados por período de seis horas, a maioria do sexo masculino, transportados por serviços de atendimento pré-hospitalar de urgência. Evidenciou-se que na sala de estabilização permeia um ambiente com complexidade tecnológica, em que o foco inicial é o atendimento rápido ao paciente, ficando o familiar como figura secundária, na maioria das vezes retirado do cenário de atendimento. Foi recorrente o sofrimento dos familiares que se encontravam ausentes da sala de atendimento, muitas vezes desprovidos de acolhimento e de informação adequada. Observou-se que a sala de estabilização possui limitações na estrutura física, como falta de espaço para permanência do acompanhante, déficit de recursos humanos, e despreparo da equipe para acolhimento familiar no contexto emergencial. Apesar das dificuldades, os enfermeiros apontaram a necessidade do desenvolvimento e aplicação de ações protocolares para a inclusão da família/familiar/acompanhante.
Palavras-chave: Tratamento de Emergência
Relações Profissional-Família
Humanização da Assistência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1919
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80387.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)171.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.