EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1914
Tipo: Artigo
Título: ESTRATÉGIA PARA ADESÃO À TERAPIA DA HIPERTENSÃO E DIABETES
Autor(es): SARTORI, Amanda Caroline
SÁ, Júlio de Souza
OLIVEIRA, Juliane Raquel de
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: A não aderência às terapias prescritas é uma barreira significativa para o controle da hipertensão arterial e diabetes mellitus. A disponibilidade de intervenções sustentáveis e de baixo custo capazes de maximizar a adesão à terapia, provavelmente levaria a melhores resultados do tratamento. Tecnologias móveis de saúde (mHealth) estão sendo cada vez mais adotadas em programas de controle de doenças como métodos de intervenções comportamentais a fim de intensificar a adesão de pacientes aos tratamentos. O Objetivo desta pesquisa será avaliar o potencial da mHealth como um método de intervenção para melhora na adesão ao tratamento da hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os usuários diabéticos e hipertensos participantes do programa HiperDia receberão mensagens sobre a ingesta da medicação e informações sobre a relevância da adesão ao tratamento via WhatsApp. A adesão às terapias será avaliada pelo teste de Morisky-Green (TMG) e a análise da eficácia da intervenção será realizada por meio da comparação dos resultados do teste TMG antes e após o envio de mensagens. Acredita-se que o presente estudo fornecerá informações iniciais sobre a viabilidade e eficácia da intervenção mHealth na melhora da adesão ao tratamento dos pacientes cadastrados no sistema HiperDia.
Palavras-chave: doenças crônicas
mensagens de texto
WhatsApp
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1914
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79635.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)182.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.