EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1913
Tipo: Artigo de Evento
Título: ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS EM CRIANÇAS REGISTRADOS EM CENTRO DE INFORMAÇÃO E ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA
Autor(es): SALES, Camila Cristiane Formaggi
TEIXEIRA, Rubian Hellen Alves
GONÇALVES, Karen Matsuike
ALVES, Robson Senna de Andrade
OLIVEIRA, Magda Lúcia Félix de
Abstract: O objetivo do presente estudo foi caracterizar os acidentes infantil por animais peçonhentos registrados em um centro de informação e assistência toxicológica de referência para o Noroeste do Paraná. Estudo descritivo e documental, a partir de consulta nas fichas epidemiológicas de notificação e de atendimento de crianças de zero a 12 anos, registradas no período de 2013 a 2015 no Centro de Controle de Intoxicações do Hospital Universitário Regional de Maringá. Os dados foram transcritos para planilha no Microsoft Excel® 2013 e os resultados analisados descritivamente. Foram encontradas 304 fichas epidemiológicas de notificação e de atendimento de crianças vítimas de acidentes por animais peçonhentos, com predomínio de acidentes no sexo masculino (53,9%), em idade inferior a cinco anos (63,8%) e moradores da zona urbana (78,3%). Os acidentes foram causados, principalmente, por insetos não identificados (32,7%), aranhas (22,8%) e escorpião (19,1%). As hospitalizações duraram, em média, dois dias e a maioria dos casos foram considerados acidentes leves. Destaca-se a gravidade dos acidentes causados por escorpião e as complicações infecciosas causadas pelos insetos não identificados. O presente estudo pode contribuir para a melhoria e desenvolvimento da sistematização do atendimento de crianças vítimas de animais peçonhentos, bem como conduzir ações educativas que reduzam a incidência de acidentes por animais peçonhentos e oriente sobre primeiros socorros a essas vítimas.
Palavras-chave: Animais venenosos
Centro de Controle de Intoxicação
Criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1913
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79925.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)191.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.