EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1907
Tipo: Artigo de Evento
Título: A RELAÇÃO ENTRE O ESTRESSE E O USO ABUSIVO DE PSICOFARMACOS EM FUNCIONÁRIOS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): MARTINEZ, Mariana Maioli
MARTINS, Heber Amilcar
FERREIRA, Emilene Dias Fiuza
Abstract: O ambiente laboral pode ser relacionado a fatores estressantes que podem desencadear desequilíbrio orgânico, elevando os níveis plasmáticos de adrenalina e cortisol, que refletem a uma tensão emocional exacerbada, caracterizada como estresse. Com base nestas condições, o presente estudo objetiva demonstrar a relação entre o estresse e o uso abusivo de psicofármacos em funcionários de diversos setores de um centro universitário do noroeste do Paraná. O presente estudo consiste de uma pesquisa transversal descritiva qualitativa e quantitativa, onde os indivíduos serão submetidos ao questionário estruturado e a coleta de sangue para a determinação dos níveis plasmáticos de cortisol. Após a coleta, os dados qualitativos e quantitativos serão analisados por meio de estatística descritiva baseada na distribuição de frequência e de tendência central e ANOVA, respectivamente. O nível de significância adotado será de 5%. Após a análise dos dados, espera-se obter o perfil da incidência de estresse no ambiente laboral e do uso de agentes psicoativos, estabelecendo uma correlação entre ambos que permita a compreensão mais detalhada dos fatores envolvidos neste contexto, possibilitando ações que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida tanto no aspecto psicológico quanto profissional, tais como atividades que proporcionem interação entre os funcionários e consequentemente fortalecendo seus laços, apoio psicológico e aconselhamento farmacoterapêutico.
Palavras-chave: Estresse
Antidepressivo e Colaboradores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1907
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79569.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)174.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.