EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1904
Tipo: Artigo de Evento
Título: A PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS USUÁRIOS DAS HORTAS COMUNITÁRIAS NUMA CIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ
Autor(es): MARIANO, Ederson Fernando
MILANI, Rute Grossi
Abstract: As políticas públicas de saúde têm como um dos objetivos promover saúde, compreendendo que saúde não é apenas como ausência de doenças, mas sim, como o completo bem estar físico, psíquico e social (WHO, 2013). Dentre os vários espaços que podem ser grandes promotores da saúde, destacam-se as hortas comunitárias, espaços no meio urbano criados com objetivo de plantio, cultivo de verduras, hortaliças e fitoterápicos sem agrotóxicos, como também a produção de saúde mental, física e a geração de renda. O presente trabalho teve como objetivo analisar a política pública envolvendo as hortas comunitárias e identificar como são produzidos esses espaços promotores da saúde. Inicialmente procedeu-se o levantamento das políticas públicas envolvendo as hortas comunitárias. Posteriormente aplicou-se a pesquisa ação como forma de intervenção no campo investigado, que foi uma das hortas comunitárias localizadas na cidade de Maringá - Pr. Os resultados apontaram que as hortas comunitárias produzem espaços promotores da saúde, proporcionam alimentação saudável e renda para a população local, produzindo saúde física e mental como também a interação social.
Palavras-chave: Políticas Públicas
Hortas Comunitárias
Espaços Promotores da Saúde
Trabalho e Subjetivação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1904
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80382.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)207.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.