EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1899
Tipo: Artigo
Título: EMPODERAMENTO EM SAÚDE BUCAL: M-HEALTH NO CONTROLE DE CÁRIE PRECOCE DA PRIMEIRA INFÂNCIA (CPI)
Autor(es): OLIVEIRA, Rosilene Aparecida de
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: Diante do fato de que a má higienização da cavidade oral de lactentes está associada com o desenvolvimento de doenças da cavidade oral na fase adulta e que a mãe é a principal responsável pela higienização bucal do lactente tornase relevante que esta última possua conhecimento adequado para a execução apropriada da higienização bucal. O desenvolvimento de aplicativos de celular para educação em saúde tem surgido como relevante estratégia de promoção da saúde, no entanto, até o momento, não há registros de um aplicativo direcionado à educação de saúde bucal de mães de lactentes. Sendo assim, objetivamos no presente estudo realizar um levantamento de pré-requisitos para o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para celular direcionado ao empoderamento de mães em saúde bucal para o fortalecimento das ações do controle de cárie precoce da primeira infância (CPI). Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal a ser desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Maringá, Paraná. A população-alvo do estudo será mães de lactentes primíparas, atendidas pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Os dados referentes à: 1) condições sociodomográficas; 2) perfil de utilização das tecnologias da informação e comunicação; 3) preferência de recebimento de informações; e 4) literacia em saúde bucal serão obtidos pela aplicação de questionários semiestruturados às mães durante a visita domiciliar, após agendamento no decorridos 30 dias pósparto. Acreditamos que os dados a serem obtidos em nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento das ações de promoção da saúde bucal.
Palavras-chave: Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Tecnologias
Saúde Bucal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1899
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80366.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)193.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.