EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1897
Tipo: Artigo
Título: EMPODERAMAENTO FEMININO EM SAÚDE: ANÁLISE DA EFICÁCIA DA METODOLOGIA DE APRENDIZADO EM GRUPO NO FORTALECIMENTO DO PROGRAMA DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO
Autor(es): DANTAS, Karen Fernanda de Deus
ABDALLA, Tamara Fadoni Sahyun
BERNUCI, Marcelo Picinin
Gomes, Tania
Abstract: O objetivo do presente estudo é analisar como a educação em grupo pode contribuir para o aprendizado em saúde, com foco na prevenção do câncer de colo de útero. Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção, do tipo caso controle, de abordagem quali-quantitativa. Será realizado com mulheres entre 25 a 64 anos que trabalham em uma instituição de ensino superior, que não tenham realizado preventivo de câncer de colo de útero há mais de 2 anos. O estudo avaliará o grau de letramento funcional em saúde/câncer do colo do útero, bem como a interferência do conhecimento no autocuidado e atendimento, considerando as intervenções sendo ou não eficazes para o ato de empoderar-se. Para isso será aplicado um questionário que avaliará dados socieconômicos, socioculturais, conhecimento em saúde e obstáculos encontrados para adesão do programa de rastreio dos leões de câncer de colo de útero. Será feita uma avaliação e interpretação dos dados e mediante isso intervenções em educação serão elaboradas e aplicadas utilizando o método de aprendizado em grupo. Posteriormente será aplicado novamente o questionário, e analisado as significativas melhoras. Espera-se com esse estudo sistematizar e implantar estratégias para sanar eventuais barreiras que impeçam as mulheres de terem melhores condições de saúde. Acreditamos que os dados de nosso estudo possam contribuir para o fortalecimento dos programas de saúde vigentes, bem como facilitar o processo de Letramento Funcional em Saúde e empoderamento das mulheres, quanto à importância da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.
Palavras-chave: Educação em saúde
Grupos em saúde
Letramento funcional em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1897
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79472.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)176.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.