EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1893
Tipo: Artigo
Título: ELETROCAUTERIZAÇÃO EM PACIENTES COM PAPILOMA VÍRUS HUMANO: DIAGNÓSTICO E CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS
Autor(es): ARANHA, Jéssica Ribeiro
OUSSAKI, Luana Cristine dos Santos
RIBEIRO, Renata Perfeito
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico de pacientes submetidos à eletrocauterização de verrugas venéreas do Papiloma Vírus Humano. O Papiloma Vírus Humano é a Infecção Sexualmente Transmissível mais comum em todo o mundo, sendo que 75 a 80% da população mundial adquire algum tipo de Papiloma Vírus Humano durante a vida, e sua incidência vem aumentando ainda mais juntamente com o Vírus da Imunodeficiência Humana tanto em homens quanto em mulheres. Este estudo foi desenvolvido no ambulatório de Urologia de um centro de referência para infecções sexualmente transmissíveis em um município do norte do Paraná. A coleta de dados ocorreu no período de abril a julho de 2016, totalizando 256 pacientes em atendimento nesta clínica, sendo que 78 foram submetidos ao procedimento de cauterização, porém desses, cinco pacientes recusaram a coleta da fumaça durante o atendimento e um era menor de 18 anos, totalizando-se 72 pacientes submetidos ao procedimento de cauterização com a coleta da fumaça cirúrgica. Durante este procedimento o médico usava máscara N95 e utilizou um equipamento a vácuo que continha um filtro tipo Ultra-low Particule Air para a aspiração da fumaça cirúrgica. Os pacientes que foram submetidos aos procedimentos de cauterização de verrugas venéreas enquadram-se na faixa etária de 18 a 63 anos, com a prevalência da situação conjugal solteiros. Foram encontrados na fumaça liberada durante os procedimentos de cauterizações, o Ácido Desoxirribonucleico viral da Herpes Simples, Hepatite B e o Papiloma Vírus Humano.
Palavras-chave: Eletrocirurgia
Saúde do trabalhador
Saúde do trabalhador
Agente biológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1893
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80005.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)164.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.