EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1889
Tipo: Artigo de Evento
Título: A INFLUÊNCIA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM PACIENTES IDOSOS COM QUEIXA DE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
Autor(es): VICHETTI, Flaviane Alves
MARTINS, Keila Cardoso
NONINO, Fabiana
MACHADO, Michelle
Abstract: Com o envelhecimento alterações funcionais no organismo são visíveis. Em idosos, a queixa de constipação intestinal é um fator relevante em relação à qualidade de vida, sendo considerado um problema de saúde que vem atingindo cada vez mais os idosos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo verificar a eficácia de um programa de exercícios físicos em um grupo de idosas com queixa de constipação intestinal. Trata-se de uma intervenção descrita em uma série de casos com a participação de 4 idosas, onde os dados foram coletados a partir do questionário os critérios diagnósticos de Roma lll. A intervenção foi feita através de um programa de exercícios físicos e orientação nutricional aos participantes. Os resultados serão demonstrados através de tabelas e descrição dos casos.
Palavras-chave: Trânsito intestinal
Saúde do idoso
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1889
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79557.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)177.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.