EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1887
Tipo: Artigo de Evento
Título: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO MÉDICO-ENFERMEIRO ESSENCIAL PARA SEGURANÇA DO PACIENTE
Autor(es): SANTOS, Heitor Ferreira dos
ROCHA, Mayra Almerinda Ribeiro da
BOLSONI, Ludmila Lopes
Abstract: A comunicação é uma habilidade primordial para relação interpessoal, quando não utilizada ocasiona conflitos institucionais principalmente na área da saúde. Desta forma, a deficiência dessa habilidade permite fornecer uma assistência ineficaz ao usuário, ocasionando falhas em relação ao cuidado e segurança dos mesmos. O presente estudo vem a contribuir com a comunidade cientifica e tem o intuito de conhecer e apresentar os principais conflitos existentes relacionados com a comunicação no âmbito hospitalar e influenciar a comunicação entre as classes na pratica assistencial. Métodos: A pesquisa é de natureza qualitativa e descritiva, o instrumento da coleta de dados utilizado conta com questões sócios econômicas, relacionamento no setor, comunicação e condutas frente a situação problema. Resultados: Com base na pesquisa e estudos aqui realizados percebe-se o quão importante é ter uma comunicação eficaz entre os profissionais, visando á prevenção e evitando maiores complicações ao paciente. Conclui-se que as principais falhas na comunicação entre os profissionais entrevistados são decorrentes de alguns conflitos existentes no setor, tais como equipe reduzida/excesso de trabalho, falhas no relacionamento interpessoal e multidisciplinar bem como a existência de déficit na passagem de plantão, prontuários ineficientes e a falta de autonomia dos profissionais de enfermagem, propiciam assim falhas na assistência ao cliente. Sendo assim é fundamental que as categorias saibam quais são as principais causas geradoras de conflitos no setor, para assim poder solucionar as situações adversas prevalecendo sempre a boa relação entre os profissionais diminuindo os riscos a saúde do paciente.
Palavras-chave: Comunicação
Segurança
Comunicação Interpessoal
Enfermagem
Segurança do paciente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1887
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79455.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)178.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.