EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1883
Tipo: Artigo de Evento
Título: A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO À SAÚDE NO SISTEMA PRISIONAL: PREVENINDO TRANSTORNOS MENTAIS
Autor(es): FRANK, Ana Gabriela Fernandes
MARCOMINI, Emilli Karine
LIBERATI, Barbara Andreo dos Santos
Abstract: O presente trabalho é uma revisão narrativa da literatura que buscou identificar a fragilidade da saúde das pessoas privadas de liberdade (PPL) no sistema prisional; e os possíveis agravos a saúde mental. O objetivo da pesquisa foi apresentar as fragilidades das instituições carcerárias no cenário brasileiro; bem como identificar os fatores relacionados para o adoecimento mental das pessoas privadas de liberdade (PPL), visando à importância da implantação e implementação de serviços de saúde; e adesão das políticas públicas de saúde desenvolvidas para o sistema carcerário. A pesquisa foi realizada nas bases de dados Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: Depressão; Instituição penal; Política de Saúde; Serviço de saúde. Os artigos foram selecionados pelo ano de publicação (2012-2017) e idioma (português). Os estudos evidenciaram a crise carcerária que o país vive, juntamente com as consequências que a mesma traz para os apenados. Por decorrência das situações vividas pelos encarcerados, o índice depressão se torna comum neste meio. Demonstrando, que a atenção à saúde em unidades prisionais, é primordial para se oferecer um tratamento preventivo e não apenas curativo.
Palavras-chave: Depressão
Instituição penal
Política de Saúde
Serviço de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1883
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79927.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)168.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.