EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1881
Tipo: Artigo
Título: GLICOGÊNIO HEPÁTICO E MUSCULAR EM CAMUNDONGOS DISLIPIDÊMICOS, TRANSGÊNICOS PARA apoCIII HUMANA EXERCITADOS
Autor(es): TEIXEIRA JUNIOR, Nilton Rodrigues
SCHULTZ, Cristiany
REZENDE, Diego Gustavo Linhares de
BERTI, Jairo Augusto
Abstract: O glicogênio é um polímero de glicose, importante reserva glicêmica durante o período de jejum e exercício. O descontrole glicêmico e as dislipidemias estão entre as principais causas de doenças relacionadas ao diabetes e aterosclerose, podendo ser causadas tanto por fatores genéticos quanto por fatores adquiridos. O exercício físico tem sido apontado como um importante modulador nos fatores degenerativos de tais patologias. Modelos humanos são limitados para estudos fisiológicos e bioquímicos por serem invasivos. Assim, alguns estudos somente são possíveis com uso de animais de laboratórios. Camundongos transgênicos são excelentes modelos experimentais permitindo estudarmos apenas um fator isolado que os diferenciam dos demais. O objetivo desse trabalho é fazer um estudo do perfil lipídico, glicêmico e de glicogênio hepático e muscular deste modelo em condição de exercício físico agudo. As análises bioquímicas demonstraram que os animais CIII e NTG tiveram um aumento significativo na glicemia e os NTG diminuíram sua trigliceridemia pós-exercício. Ao quantificarmos o glicogênio hepático e muscular dos CIII e NTG com e sem exercício, observamos que o exercício físico é capaz de ativar a glicogenólise nos NTG diminuindo as reservas de glicogênio, tanto hepático quanto muscular; que a expressão da apoCIII, por si só, promovendo diminuição significativa dos depósitos de glicogênio hepático e muscular, fato que não ocorre somando o exercício agudo a expressão da apoCIII. Dessa forma, concluímos que a super expressão da apoCIII humana pode modular a gliconeogênese e glicogenólise, com ou sem exercício físico.
Palavras-chave: Apoliproteína
Camundongos Linhagem Black C57BL16
Glicolipase
Trigliceridemia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1881
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80086.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)193.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.