EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1875
Tipo: Artigo
Título: FITOTERÁPICOS: PRÓPOLIS NA PREVENÇÃO DA DOENÇA CÁRIE EM USUÁRIOS DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE SAÚDE MUNICIPAL DE MARINGÁ
Autor(es): RONCHI, Jeniffer
OGAVA, Suzana Ester do Nascimento
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
Abstract: A doença cárie ainda constitui um desafio apesar de todos os meios hoje disponíveis para seu tratamento. O desenvolvimento das lesões cariosas na cavidade bucal ocorre da combinação simultânea de vários fatores sendo considerados primordiais a presença de microrganismos cariogênicos, frequência e conteúdo da dieta e uma higiene bucal incapaz de desorganizar de forma eficiente o biofilme presente na superfície dos dentes. Como a região de sulcos e fossas é mais propícia para o início das lesões cariosas em relação às superfícies lisas, alguns métodos de prevenção da cárie têm sido propostos. Recentemente tem sido comprovada a ação antimicrobiana de alguns fitoterápicos como a própolis, um composto resinoso obtido de colmeias, que apresenta baixa toxicidade. Este estudo pretende avaliar in vivo a capacidade de um verniz de própolis em diminuir a quantidade de Streptococcus mutans, Candida albicans e de Lactobacillus sp. em pacientes adultos. Serão selecionadas 60 pacientes com idade entre 18 e 30 anos, usuários do atendimento odontológico de saúde municipal de Maringá, de ambos os gêneros e serão realizadas coletas dos microrganismos através do método da espátula de madeira e da diluição da saliva. Serão feitas coletas no tempo 0, 7 dias, 30 dias, 90 dias a partir da aplicação do verniz nas superfícies oclusais de molares permanentes. O grupo controle será composto por 60 pacientes, da mesma idade e gênero, com perfil de dieta e higiene semelhante, mas nos quais um verniz com as mesmas características, porém sem a própolis, será aplicado. Os resultados serão comparados estatisticamente.
Palavras-chave: Medicamentos Fitoterápicos
própolis
cárie dentária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1875
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79434.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)173.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.