EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1871
Tipo: Artigo
Título: FATORES DETERMINATES DE ESTRESSE OCUPACIONAL EM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ - PR
Autor(es): SOUZA, Vanessa Duarte De
CHRISTINELLI, Heloá Costa Borim
COSTA, Maria Antônia Ramos
Abstract: Os trabalhadores vêm sofrendo impacto significativo com as mudanças governamentais geram prejuízos a saúde nesse contexto surge o estresse ocupacional. Objetivo: Identificar quais os fatores determinantes de estresse ocupacional em trabalhadores de uma Instituição de ensino superior do Paraná. Esta pesquisa de campo descritiva exploratória com abordagem qualitativa contou com a participação 46 funcionários públicos, sendo 62,7% do sexo feminino e 37,3% do sexo masculino. A coleta de dados ocorreu através do instrumento de Vigilância de fatores de risco e proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), além de utilizar um questionário complementar com 12 afirmativas que abordam os fatores de risco predominantes para o estresse. Como resultado do estudo foram observados que as duas doenças com maior chance de ocorrência devido ao estresse são a ansiedade (51,8%) e a hipertensão arterial (25,4%). E como fatores geradores de estresse e de adoecimento 70,45% dos participantes apontaram como causa a falta de recursos, equipamento pessoal, infraestrutura e falta de suporte, apoio e emissão do governo. Uma atitude cabível para o enfrentamento do problema são atividades de prevenção e educação que visem à adaptação e enfrentamento da realidade cotidiana por estes trabalhadores e a existência de espaços para o diálogo visando o controle do estresse e melhoria saúde destes trabalhadores.
Palavras-chave: Estresse
Fatores
Trabalhadores públicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1871
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79350.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)173.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.