EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1864
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DE PRODUTOS DO METABOLISMO SECUNDÁRIO NA BIOMASSA DA BANANA VERDE
Autor(es): GARCIA, Emanuela Biazoto
SANTOS, Rogério Aparecido Minini dos
Abstract: A banana verde cozida, conhecida popularmente como biomassa de banana verde, é um creme de banana não madura. O fruto ainda verde possui ação fisiológica, pois é rico em flavonóides, que são uma classe de metabólitos secundários, abundantemente distribuídos no reino vegetal, sendo formados pela combinação de derivados sintetizados a partir da fenilalanina e ácido acético. Os flavonóides possuem diversas ações farmacológicas, como atividade antitumoral, anti-inflamatória, antioxidante e entre outras. Como existem poucos estudos nessa área, o objetivo desta pesquisa é analisar a presença do princípio ativo na biomassa da banana verde, relatando a presença do metabólito secundário da classe dos flavonóides, identificando esse princípio, permitindo compreender novas aplicações terapêuticas com o intuito de uma possível formulação nutracêutica para trazer melhorias ou auxiliar no tratamento de doenças. Foram utilizadas como amostras biomassa de banana verde integral embalada à vácuo adquiridas no comércio de Maringá. Foi realizado o método de maceração a frio para a extração do princípio ativo, utilizando os solventes hexano, acetato de etila e metanol. Os extratos foram secos sob pressão reduzida através de rotaevoporação. Os extratos secos foram analisados por cromatografia em camada delgada e a reação de Shinoda, para avaliar se há a presença de flavonóides nessas amostras. Por último foi realizada análise por CL-EM (Cromatografia líquida acoplada a espectrometria de massas) para identificação da composição fitoquímica dos extratos. Foi observado no extrato obtido com acetato de etila a presença das moléculas de ácido ferúlico, rutina, ácido sinápico e Kaempferol 3-O-rutinose.
Palavras-chave: Amido Resistente
Banana verde
Biomassa
Flavonóides
Musa sp.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1864
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80018.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)206.49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.