EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1863
Tipo: Artigo
Título: EXPERIÊNCIA DE MULHERES DIANTE DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER UTERINO
Autor(es): SILVA, Juliana Dalcin Donini
SILVA, Aparecida Inês da
Abstract: No Brasil, o câncer do colo uterino é um dos mais importantes problemas de saúde pública. O câncer do colo de útero é terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina O objetivo do estudo foi relatar os sentimentos experienciados por mulheres com diagnósticos do câncer de colo de útero. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa. Para as entrevistas foi utilizado um roteiro semiestruturado contendo dados de identificação e questões norteadoras. A análise de dados foi realizada segundo a análise de conteúdo de Minayo. Foram entrevistadas seis mulheres com diagnóstico Câncer de Colo de Útero, na faixa etária de 44 a 68 anos. Após várias leituras das entrevistas, as mesmas foram categorizadas em quatro unidades temáticas: enfrentando o diagnóstico do câncer; experienciando o tratamento contra o câncer; a vida social e familiar depois do câncer e; transcendendo o câncer através da espiritualidade. Para enfrentamento da doença e tratamento do câncer de colo uterino foram identificados vários problemas vivenciados no cotidiano. A maioria das mulheres revelou que o suporte familiar, a crença em Deus são as medidas de enfrentamento mais eficazes. Diante dos resultados, este estudo poderá trazer aos profissionais de enfermagem a reflexão e a compreensão das dificuldades enfrentadas pelo doente e seus familiares diante do diagnóstico e instigando orientações quanto ao tratamento, além de apoio emocional e psicossocial, respeito às crenças desses seres e seus familiares.
Palavras-chave: Neoplasias uterinas
Enfermagem
Saúde da mulher
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1863
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80077.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.