EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1855
Tipo: Artigo
Título: LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS DE MEMBROS INFERIORES EM PRATICANTES DE ZUMBA® FITNESS
Autor(es): WAGNER, Diuly Marquely Eidelwein
WITTIG, Daniela Saldanha
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Abstract: A Zumba®, como qualquer atividade de dança associada à prática de atividade física necessita de constância e é caracterizada pela assiduidade, frequência e especificidade, proporcionando aos participantes, movimentos de fortalecimento baseado em coreografias pré-determinadas, os quais aprimoram a coordenação, força e equilíbrio, além do ganho cardiovascular. Por outro lado, todo exercício físico esta potencialmente ligado à ocorrência de lesões que são decorrentes de elementos extrínsecos que estão ligados diretamente ou indiretamente ao período ou a execução e os intrínsecos pela estrutura física, histórico de lesões e anatomia e biomecânica dos membros inferiores. O estudo terá uma amostra de 150 participantes do sexo feminino na faixa etária de 18 a 50 anos de idade, praticantes de zumba® das academias de Campo Mourão-PR. A amostra preencherá um questionário contendo dados pessoas, antropométricos, frequência e tempo de Zumba®, histórico de saúde especialmente sobre lesões musculoesqueléticas em membros inferiores. O objetivo é verificar a relação com idade, IMC, frequência, patologias já existentes ou pratica concomitante com outra atividade na ocorrência de lesões nos membros inferiores.
Palavras-chave: Dança
sedentarismo
alto impacto
diferença de biomecânica entre gêneros
lesões intrínsecas e extrínsecas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1855
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79558.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)184.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.