EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1852
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA SENSIBILIDADE PARA DIAGNÓSTICO MOLECULAR DE CANDIDÍASE
Autor(es): NUNES, Maria Alice Ferreira
REIS, Marcela Funaki dos
Abstract: Candidíase é uma micose oportunista causada por leveduras do gênero Candida, sendo a espécie Candida albicans prevalente. As espécies de Candida vivem como comensais benignos, porém podem causar dano ao organismo quando a flora comensal rompe a pele ou barreiras mucosas. A cavidade bucal é colonizada por Candida, esses fungos colonizam a mucosa em forma de levedura, sendo parte da microbiota normal. No entanto com o uso de próteses dentárias, tabagismo e alteração da mucosa a levedura pode se tornar patogênica sendo mais frequentes em crianças, idosos e pacientes imunodeprimidos. O diagnóstico convencional de candidíase é o exame micológico, no entanto devido as alterações morfológicas da levedura, o diagnóstico pode apresentar dificuldades de identificação. Nesse sentido, o diagnóstico molecular traz vantagens em relação ao diagnóstico convencional, pois é capaz de diminuir o tempo do exame e obter os resultados de forma qualitativa e quantitativa, identificando qual a espécie que está causando a doença com necessidade de pouca quantidade de amostra para a sua realização. Assim, o objetivo deste trabalho é estabelecer o limiar de sensibilidade para diagnóstico molecular de candidíase bucal, baseado em análise por marcador molecular. Para tanto serão coletados amostras biológicas em swab bucal de pacientes adultos que frequentam a clínica odontológica do Unicesumar. Os swabs serão mantidos em solução salina até o momento da extração de DNA que serão realizados pelo método de extração orgânica, seguida por PCR com dois round e eletroforese quantitativa. Desta forma, espera-se obter os resultados através de uma técnica molecular sensível.
Palavras-chave: Candida albicans
Especificidade
Reação em Cadeia da Polimerase
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1852
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79862.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)198.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.