EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1846
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DOS POLIFENÓIS E MICRO-RNAS NA CARCINOGÊNESE
Autor(es): SIMPLICIO, Gabriela de Andrade
FERRARI, Ariana
Abstract: RNAs não codificadores ou micro-RNAs (miRNAs) são moléculas simples, capazes de regular a expressão gênica em seus níveis proteicos, e estão relacionados com a modulação do epigenoma no câncer. São também biomarcadores patológicos, pois estão expressos em diferentes tipos de doenças e em diferentes tipos de câncer. Alguns compostos como os flavonoides, por exemplo, podem atuar sobre diversos estágios do metabolismo da doença, devido suas propriedades características. Desta forma, este trabalho tem por finalidade investigar a associação entre os flavonoides e miRNAs no câncer, demonstrando a relação dos polifenóis flavonoides advindos da dieta à modulação da carcinogênese, através de um estudo de revisão bibliográfica a partir de artigos encontrados nas bases de dados online PubMed, Scielo, NCBI, Science Direct e BVS que abrangem o período de 2000 a 2017. Foram encontrados estudos atuais que corroboram com os achados na literatura a respeito da associação benéfica dos flavonoides ao câncer. Concluiu-se então que os polifenóis flavonoides advindos da dieta e miRNAs possuem relação com o processo carcinogênico, como também para o seu tratamento. Os flavonoides também são capazes de influenciar na expressão de miRNAs e em genes tumorais, além de auxiliar no combate ao surgimento do câncer e também de seu controle, devido suas propriedades quimiopreventiva, antioxidante, antitumoral e antiproliferativa.
Palavras-chave: Processos epigenéticos
carcinogênese
flavonoides
micro-RNAs
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1846
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80279.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)187.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.