EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1844
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DA TERAPIA ANTI-HIPERTENSIVA SOBRE A INSULINOTERAPIA EM PACIENTES DIABÉTICOS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): KNUPP, Jessica de Moraes
PROTZEK, Anna Carolyne Cock
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: Diabetes e hipertensão arterial são doenças de alta prevalência e incidência no âmbito global. Alguns dados demonstram a eficácia do tratamento da hipertensão na resistência periférica à insulina, um dos aspectos mais impactantes dentre as complicações clínicas do diabetes mellitus. A presente pesquisa tem objetivo de estabelecer o benefício da terapia antihipertensiva oral com β-bloqueadores de 3ª geração e antagonistas de canais de cálcio em pacientes diabéticos hipertensos que fazem uso de insulina sobre a resistência periférica à insulina. Os relatos em estudos de caso têm demonstrado uma associação entre o emprego destes fármacos e a redução da resistência periférica à insulina, resultando na diminuição da dose de insulina administrada para a manutenção do controle glicêmico. O estudo será realizado através de coleta de dados obtidos em unidades básicas de saúde do município de Maringá- PR, a partir de prontuários médicos de pacientes diabéticos hipertensos de ambos os sexos, com idade entre 40 a 60 anos, em uso de insulina e de β-bloqueadores de 3ª geração e antagonistas de canais de cálcio, que realizam acompanhamento através do programa Hiperdia do Sistema Único de. Frente a essas condições espera-se determinar a existência de efeitos benéficos dos fármacos anti-hipertensivos estudados para a diminuição da resistência periférica a insulina nos pacientes avaliados.
Palavras-chave: Hipertensão
Diabetes
Insulina
β -bloqueadores de 3ª geração
Antagonistas de canais de cálcio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1844
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80078.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)178.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.