EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1838
Tipo: Artigo
Título: IMPORTÂNCIA DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Autor(es): MARCOMINI, Emilli Karine
MARTINS, Elisandra de Jesus Sangalli
LOPES, Neusa Viana
PAULA, Nanci Verginia Kuster de
LIBERATI, Barbara Andreo dos Santos
Abstract: Frente às constantes mudanças na educação do ensino superior, destaca-se a importância da implantação de novos métodos de ensino-aprendizagem, como a simulação nas habilidades de urgência e emergência. O objetivo desse estudo foi buscar na literatura estudos que evidenciam a importância da simulação realística para o ensino de urgência e emergência. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, nas bases de dados Lilacs, Scielo e Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: ''Simulação'' and ''Educação em Saúde'' and “Atendimento de Urgência” or “Atendimento de Emergência”. Os artigos foram selecionados pelo ano de publicação (2012-2017) e idioma (português). Foram encontrados 463 (56,25%) resultados no Scielo; 161 (19,56%) no Lilacs; e 199 (24,17%) no Google acadêmico, após seleção dos estudos, compuseram a amostra um total de 8 artigos. Os artigos evidenciaram que a simulação permite ao estudante um aprimoramento que pratique sua atuação previamente, podendo cometer erros em ambientes simulados e, por meio do debriefing, reformular sua conduta com êxito. A experiência da simulação promove aumento da confiança e maior engajamento do acadêmico em relação à sua conduta, decorrente da vivência de diversas situações em um cenário previamente programado. Embora o uso da simulação seja muito relevante nos cursos da área da saúde, existe um maior número de estudos que relacionam a simulação realística em urgência e emergência na área médica. Portanto, novos estudos precisam ser realizados para se obter uma amostra significativa quanto ao impacto desta metodologia no aprendizado dos estudantes.
Palavras-chave: Educação em Saúde
Atendimento de Urgência
Atendimento de Emergência
Simulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1838
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80050.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)178.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.