EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1832
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA FORÇA DOS MÚSCULOS DO ASSOALHO PÉLVICO EM MULHERES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO
Autor(es): SILVA, Dayele Cruz da
BARBOSA, Taynara Fernanda Cardoso
NUNES, Katlyn
COELHO, Kelley Cristina
PERES, Patricia Nascimento
Abstract: O estudo teve como objetivo verificar a eficácia do Método Pilates como proposta de tratamento fisioterapêutico, através da mensuração da força dos Músculos do Assoalho Pélvico (MAP), antes e após a intervenção terapêutica na Incontinência Urinária de Esforço (IUE) feminina. Participaram do estudo 6 pacientes do sexo feminino com IUE, com idade entre 35 a 80 anos. As mesmas foram selecionadas na clínica de Fisioterapia da UNICESUMAR e foram submetidas à avaliação fisioterapêutica composta por: Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico (AFA) e perineômetro. Após avaliação foram submetidas à 10 sessões de tratamento fisioterapêutico utilizando o Método Pilates, com duração de 40 minutos. Para mensuração dos resultados finais foram utilizados os métodos já citados acima. A média dos resultados da avaliação inicial e final foi respectivamente: perineômetro 2,9 mm/Hg e 29,8mm/Hg, AFA: 1,3 e 3,6. Desta forma podemos concluir que o Método Pilates é eficaz para tratamento da IUE, proporcionando aumento na força dos músculos do assoalho pélvico.
Palavras-chave: Assoalho Pélvico
Cinesioterapia
Fisioterapia
Incontinência Urinária de Estresse
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1832
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79835.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)207.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.