EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1826
Tipo: Artigo
Título: OCORRÊNCIA DE Aspergillus spp. E AFLATOXINAS EM PAÇOCAS DE AMENDOIM COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE MARINGÁ-PR
Autor(es): ROCHA, Lucas Camillo
REZENDE, Pamela Stéphani Tymniak
REIS, Marcela Funaki dos
Abstract: Este estudo tem por objetivo identificar por técnica de PCR a ocorrência de Aspergillus spp e aflatoxina em paçocas de amendoim comercializadas. Para tanto serão amostradas diversas marcas de paçoca comercializados em Maringá/PR. Estas amostras serão submetidas a diluições seriadas em 90 mL de água peptonada até 10-3 e através da técnica de pour plate serão inoculadas em meio PDA acidificado, após 7 dias de cultivo as colônias fúngicas serão isoladas e identificas até nível de espécie além de serem utilizadas para extração de DNA. Os produtos da amplificação espécieespecífico serão quantificados por meio de corrida em gel de agarose a 1% corado com brometo de etídio (0,1 μg/mL) e a amplificação dos marcadores moleculares para aflatoxina serão realizadas em duas etapas seguindo o método de Nested – PCR. Para visualização dos resultados será conduzida corrida eletroforética com gel de agarose na concentração de 1,5%. Sendo os fragmentos analisados e fotografados em transiluminador e as imagens obtidas convenientemente tratadas em software específico, para identificação das espécies de fungos que produzem aflatoxina. Desta forma, é esperado que as metodologias utilizadas neste trabalho se mostrem eficazes na detecção das aflatoxinas que tem propriedades carcinogênicas e mutagênicas em humanos, bem como para o crescimento de fungos do gênero Aspergillus spp nas análises de paçoca. Além de contribuir de maneira cientifica na identificação de fungos que contaminam os derivados de amendoim, proporcionando a continuidade do controle de qualidade rígido e das ações fiscalizadoras desses produtos para evitar prejuízos econômicos e riscos à saúde do consumidor.
Palavras-chave: Carcinogênico
Contaminação
Contaminação
Micotoxina
PCR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1826
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79999.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)192.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.