EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1824
Tipo: Artigo
Título: O TRABALHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: CONHECIMENTO E ATITUDES EM RELAÇÃO À HIPERTENSÃO ARTERIAL
Autor(es): PASSARIN, Nayara de Paula
ARRABAÇA, Maria Paula Pizzaia
BIGOTTO, Rafaella
RIBEIRO, Géssica Ciombalo Spiguel
VARGAS, Adriana Cunha
Abstract: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é reconhecida como um problema de saúde pública, devido a sua alta prevalência, fator de risco para doenças cardiovasculares e dificuldade de controle, além de representar elevado custo médico-social. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento e atitudes dos agentes comunitários de saúde em relação à hipertensão arterial. Trata-se de uma pesquisa, observacional, transversal e descritiva, realizada em unidades básicas de saúde de Maringá com aproximadamente 205 agentes comunitários de saúde, que trabalham na Estratégia de saúde da família (ESF). Os dados foram digitados em planilhas do Excel 2010, apresentados em forma de tabelas e as análises estatísticas foram realizadas de forma descritiva. Os resultados da pesquisa demonstram que apesar da existência de cursos de capacitação e experiência adquirida ao longo dos anos no convívio com os pacientes, é imprescindível o contato dos ACS com médicos e enfermeiros para um melhor aprendizado sobre a HAS. Neste contexto, os ACS apontam como principais fatores de risco os hábitos alimentares, obesidade e sedentarismo, participando ativamente da promoção e prevenção dessa doença durante as visitas domiciliares. Paradoxalmente, a conduta do ACS mostra-se falha a respeito da verificação de medicações, contribuindo de forma insuficiente na manutenção do tratamento da doença.
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde
Estratégia de saúde da família
Hipertensão arterial sistêmica
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1824
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80177.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)175.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.