EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1820
Tipo: Artigo
Título: O PERFUSIONISTA E AS COMPLICAÇÕES DA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA DE CIRCULAÇÃO EXTRACORPÓREA EM CIRURGIAS CARDÍACAS: REVISÃO DA LITERATURA
Autor(es): PEREZ, Andressa Dayana Pino
KASHIWAKURA, Priscilla Hellen Martinez Blanco
Abstract: Este projeto de pesquisa estabeleceu como objetivo descrever a atuação do Biomédico perfusionista, elucidar o funcionamento da máquina de circulação extracorpórea e identificar possíveis complicações da utilização dessa técnica em cirurgias cardiovasculares. Diante deste objetivo foi realizado uma seleção do material, através de livros e artigos científicos, a base de dados consultada foram: SCIELO, LILACS, publicados entre 2005 até 2017 e disponibilizado na íntegra, gratuitamente. A técnica de circulação extracorpórea é muito utilizada em cirurgias cardíacas, permitindo um campo cirúrgico limpo, preservando as características funcionais do coração e oferecendo suporte e segurança a equipe médica. Por outro lado, a CEC pode trazer complicações devido a resposta do organismo as agressões que o aparelho pode provocar. Entre as complicações existentes em cirurgias cardíacas com utilização da CEC estão: hemorragias, arritmias cardíacas, insuficiência renal, alterações neurológicas, resposta inflamatória sistêmica do organismo, complicações respiratórias e complicações abdominais, sendo algumas de maior importância e frequência que outras.
Palavras-chave: Complicações
Coração-pulmão
Doenças cardiovasculares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1820
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79904.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)188.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.