EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1814
Tipo: Artigo de Evento
Título: ALEITAMENTO MATERNO: RELAÇÃO ENTRE A QUALIDADE DA HIGIENE BUCAL E PRESENÇA DE CÁRIES
Autor(es): Silva, Amanda Gabriela
Avelar, Fabiana Southier Romano
Enumo, Carolina Semiguen
Abstract: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação do aleitamento materno noturno e em livre demanda, com a má higienização e a incidência de cárie. A pesquisa foi realizada em um Centro Infantil, localizado em uma cidade do norte do Paraná, por meio do levantamento de dados dos prontuários e informações complementares obtidas com os pais de crianças de faixa etária dos 0 aos 6 anos de idade, documentos estes, anexados nos arquivos do centro de atenção à saúde da criança. Dentre os instrumentos analisados, foi possível concluir que as mamadas ocorrem com maior frequência no período da noite. A proteção imunológica conferida através do aleitamento materno, é fator preponderante para a exclusão do leite materno como razão principal ao surgimento da cárie em lactentes. Para isso, é necessária atenção a multifatoriedade da cárie, visto que nem todos os pais da pesquisa afirmaram que realizam higienização bucal em seus filhos, apenas 33% o fazem. Ao fim da pesquisa, foi possível concluir a necessidade de atuação ativa em políticas públicas de promoção e prevenção da saúde infantil. Visto que, por mais que a Equipe Profissional do Centro Infantil realize procedimentos de profilaxia, orientação, escovação supervisionada e entrega de escovas dentais, a compreensão dos familiares sobre a necessidade de bons hábitos de higiene bucal, prevalece, em relação a todas as orientações feitas pelos profissionais.
Palavras-chave: Amamentação
Saúde Bucal
Saúde Coletiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1814
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79758.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)168.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.