EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1811
Tipo: Artigo
Título: NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NA POPULAÇÃO RESIDENTE VIZINHA À MATA DO PARQUE ITAIPU EM MARINGÁ
Autor(es): CELOTO, Manuela Gomes
BRANDÃO, Maria Eduarda
PUPULIM, Antônio Guilherme Roncada
Abstract: A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma zoonose transmitida por artrópodes de subfamília Phlebotominae, que possuem hábitos de vida relacionados à florestas e matas, podendo estar presentes em perímetro urbano, de acordo com a vegetação¹. Análises epidemiológicas demonstram alteração na transmissão, inicialmente considerada zoonose de animais silvestres, para posteriormente sua ocorrência em regiões periurbanas, onde há adaptação do vetor no peridomicílio, pela presença de matas residuais, acometendo animais domésticos. A contaminação ocorre por meio da picada de uma fêmea flebotomíneo infectada e atinge, primeiramente, outros animais e secundariamente o homem. Objetiva-se com o presente trabalho, por meio de coleta de dados em forma de questionário, avaliar o nível de conhecimento sobre LTA em residências vizinhas a uma determinada área de risco da cidade de Maringá, estado do Paraná. Os dados obtidos serão analisados pelo sistema Assistat. Com esta pesquisa, espera-se obter informações sobre o conhecimento da população nas regiões de risco sobre a doença, demonstrando a importância de ações educativas como forma de prevenção a ocorrência de LTA.
Palavras-chave: Área de risco
Avaliar
Leishmaniose
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1811
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79715.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)190.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.