EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1804
Tipo: Artigo
Título: MICOTOXINAS: IMPACTO NA SEGURANÇA ALIMENTAR
Autor(es): CORRÊA, Jakeline Luiz
MALACRIDA, Amanda Milene
BARROS, Isabella Letícia Esteves
VEIGA, Flávia Franco
DIAS, Victor Hugo Cortez
BATISTA, Andreia Farias Pereira
Abstract: As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por uma variedade de fungos, especialmente por espécies dos gêneros Aspergillus, Fusarium e Penicillium, dentre as quais se destacam as aflatoxinas e ocratoxinas, que apresentam alta toxicidade tanto em humanos quanto em animais, mesmo quando ingeridos ou inalados em pequenas quantidades. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa foi realizar um levantamento bibliográfico para evidenciar a importância dos fungos produtores de micotoxinas e seu impacto na segurança alimentar. A presença de micotoxinas nos alimentos representam um amplo espectro de malefícios, podendo inclusive levar ao desenvolvimento de câncer e nefropatias nos casos de intoxicações crônicas. Os principais fatores que propiciam o desenvolvimento dos fungos e consequentemente a possibilidade de desenvolvimento de micotoxinas são as condições as quais os alimentos são submetidos, como: alta umidade relativa do ar, teor de água do substrato, temperatura e armazenamento. Ainda que a presença de fungos e micotoxinas em alimentos representem sérios riscos à saúde, grande parte da população desconhece tais perigos, logo, programas de monitoramento para manter os alimentos dentro dos limites legais são de extrema importância para a saúde pública, pois diminui os riscos da exposição humana aos fungos e micotoxinas.
Palavras-chave: Alimento seguro
Fungos
Contaminação
Toxinas
Toxinfecção alimentar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1804
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80115.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)183.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.