EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1803
Tipo: Artigo de Evento
Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO DE MULHERES SOBRE FATORES DE RISCO, MÉTODOS DE RASTREAMENTO E DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA
Autor(es): STEVANATO, Kely Paviani
PELLOSO, Sandra Marisa
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a associação entre conhecimento de mulheres sobre fatores de risco, métodos de rastreamento e detecção precoce do câncer de mama, através da caracterização as mulheres nas variáveis: faixa etária, renda familiar, tempo de estudo, história obstétrica e ginecológica, história familiar; da verificação do conhecimento das mesmas sobre os fatores de risco primários e secundários do câncer de mama, relacionando-os com os métodos de rastreamento e de detecção precoce do câncer de mama. A pesquisa se dará através de questionário semiestruturado a ser aplicado em mulheres na faixa etária de 25-69 anos, residentes na cidade de Paranavaí - Pr. Segundo Almeida et al. (2013) é notável a eventual relação entre o conhecimento adquirido pela mulher com as práticas de prevenção, pois quanto maior conhecimento sobre o câncer e sua gravidade, mais importância é dada aos manejos preventivos. O conhecimento e o rastreamento do câncer de mama, poderá evitar que um quadro mais grave se instale, identificando a doença em sua fase inicial e intervindo a tempo de o tratamento, no prognostico e na qualidade de vida. Com isso, espera-se, que os resultados desta pesquisa possibilitem a implementação de Políticas Públicas e formulação de estratégias e ações de saúde mais específicas para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
Palavras-chave: Câncer de mama
Conhecimento
Fatores de risco
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1803
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79490.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)175.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.