EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1799
Tipo: Artigo
Título: MENSURAÇÃO DO NÍVEL DE RUÍDO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
Autor(es): LOPES, Aline Mara
HOFFMANN, Silvana
Abstract: A audição é importante para a comunicação humana, é o principal canal pelo qual a linguagem e a fala são desenvolvidas. O ouvido humano é extremamente sensível e vulnerável ao ruído. A exposição prolongada do ruído pode levar ao esgotamento físico e às alterações químicas, metabólicas e mecânicas do órgão sensorial auditivo. A perda auditiva ocasiona consequências prejudiciais, no desenvolvimento da linguagem oral e escrita e das habilidades auditivas, levando ao comprometimento do desenvolvimento da criança, resultando em déficit acentuado no processo de Ensino Aprendizagem e como consequência, as reprovas. O presente estudo tem por objetivo mensurar o nível de ruído presente em escolas do município de Maringá-Paraná durante o período escolar. Os dados serão coletados por meio de decibelímetro e analisados no software Excel. Os resultados obtidos serão verificados através de análise quantitativa. É esperado que os níveis de pressão sonora no interior das salas de aula estejam dentro dos limites estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Caso os resultados encontrados excederem com os limites estipulados pelos órgãos responsáveis, posteriormente será sugerido a necessidade de elaboração de medidas preventivas e meios de reduzir a incidência do nível de ruído durante o horário de aula e intervalos, além de promover a conscientização dos professores, alunos e profissionais responsáveis pela arquitetura que abrigam as instituições de ensino.
Palavras-chave: Aprendizagem
audição
escolares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1799
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79806.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)163.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.