EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1798
Tipo: Artigo
Título: PNEUMONIA ASSOCIADA A VENTILAÇÃO MECÂNICA EM IDOSOS
Autor(es): DIAS, Franciele Rodrigues Simião
SANTOS, Bruna Cristina Mendes dos
CORTEZ, José Paulo Ranieri
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
Abstract: A pneumonia associada à ventilação mecânica é definida como a infecção nos pulmões que surge 48-72 horas após intubação endotraqueal e instituição da ventilação mecânica invasiva. É uma das pneumonias nosocomiais mais frequentes em pacientes hospitalizados, principalmente naqueles admitidos nas unidades de terapia intensiva. Por ser uma complicação frequente, necessita de especial atenção devido ao grande risco de mortalidade. O objetivo desse estudo é verificar a ocorrência de pneumonia associada à ventilação mecânica em idosos na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de Maringá - Pr, buscando facilitar a compreensão dos fatores relacionados à intubação endotraqueal que possam complicar a condição de saúde do paciente idoso. Os dados serão coletados dos prontuários do hospital, dando-se enfoque nas características de sexo, idade, principais causas que levaram a intubação e ao quadro de pneumonia associado à ventilação, além de quais os medicamentos utilizados para o tratamento dos casos. Será realizado a avaliação de médias e os desvios padrão, bem como, utilizadas tabelas de frequências com percentual, e a utilização do teste qui-quadrado para verificar possíveis associações significativas entre as variáveis de interesse. O nível de significância adotado será de 5%, ou seja, foram consideradas significativas as associações cujo p<0,05. Com os resultados, espera-se traçar as principais características relacionadas à pneumonia associada à ventilação mecânica, afim de contribuir na identificação de causas que podem ser prevenidas, além de auxiliar na criação de estratégias para uma melhor assistência terapêutica e preventiva a estes idosos.
Palavras-chave: Idoso
Intubação endotraqueal
Pneumonia
Ventilação mecânica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1798
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79669.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)178.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.