EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1797
Tipo: Artigo de Evento
Título: AS REPRESENTAÇÕES DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS ACERCA DOS MEDICAMENTOS
Autor(es): MAINARDES, Veridiana Catelan
LIMA, Iane Priscila
BOREGAS, Flavia Cristina Busch
MILANI, Rute Grossi
Abstract: O envelhecimento da população representa um dos principais fenômenos demográficos e sociais da sociedade contemporânea. O presente estudo tem como objetivo compreender a representação que os medicamentos, fitoterápicos e alopáticos, têm para os idosos no contexto de suporte social, enquanto apoio material, por meio da caracterização do perfil sociodemográfico e antecedentes clínicos dos idosos e mediante análise da relação do uso medicamentoso com a saúde dos sujeitos pesquisados. A metodologia a ser utilizada caracteriza-se como exploratório-descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa, e que será realizada no contexto de uma instituição de acolhimento a idosos, também chamada de instituições de longa permanência (ILPs), no município de Maringá, no norte do Paraná. O instrumento a ser utilizado é análise de prontuários com enfoque na história clínica prévia e uso de medicamentos pela população em estudo e a coleta de dados será feita através de entrevista. Com o desenvolvimento da pesquisa, espera-se obter informações que possam subsidiar orientações aos idosos, de forma criteriosa e cautelosa, do uso de medicamentos, como a correta administração, dose, tipo e intervalos, a fim de promover uma melhora na qualidade de vida e promoção da saúde do idoso.
Palavras-chave: Idosos
Promoção da Saúde
Uso de Medicamentos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1797
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80421.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)164.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.