EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1796
Tipo: Artigo
Título: PLANEJAMENTO DIETOTERÁPICO NO TRATAMENTO HEMODIALÍTICO: RELATO DE CASO
Autor(es): TIZO, Amanda Siqueira
FERREIRA, Juliana Gutierrez
FERRARI, Ariana
Abstract: Caracteriza-se Doença Renal Crônica (DRC), a deterioração progressiva e irreversível da estrutura e função dos rins. A hemodiálise constitui a terapia para substituir os rins, todavia tem sido descrita como um evento catabólico, predispondo ao quadro de desnutrição Pacientes portadores da doença que são bem dialisados e possuem uma boa ingestão alimentar apresentam melhora significativa no prognóstico. Assim, objetivou-se implantar um planejamento dietoterápico exclusivo para uma idosa portadora de DRC em tratamento de hemodiálise. Foi elaborado um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu na clínica de nutrição da Unicesumar na cidade de Maringá – PR, utilizando-se os métodos de avaliação antropométrica, bioquímica e anamnese alimentar. De acordo com o diagnóstico nutricional, a paciente apresentou quadro anêmico, risco para desnutrição pela classificação doIMC e AMBce desnutrição-energético-proteica. Foi proposto segundo às condutas dietoterápicas e necessidades nutricionais, um plano alimentar, estipulado para consistência normal, volume diminuído e fracionamento com 6 refeições/dia, propondo dieta normocalórica de 1810kclas/dia, normoglicídica, normolipídicae hiperproteica de 1,4g/kg/dia, restrição de sódio, potássio e fósforoe oferta de 200ml distribuídos nas refeições. Observou-se a influência da DRC ao quadro clínico da paciente, indicando as alterações hormonais, metabólicas, hidroeletrolíticas e o déficit nutricional. Contudo, a nutrição clínica voltada à doença tem demonstrado a magnitude da importância da intervenção nutricional com uma dieta restrita e bem estruturada, obtendo-se resultados positivos para proporcionar longevidade e assegurar estilo de vida mais saudável.
Palavras-chave: Insuficiência Renal
Hemodiálise
Planejamento Dietoterápico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1796
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80195.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)175.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.