EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1792
Tipo: Artigo de Evento
Título: AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM: ESTUDO DE CASO DE UM SUJEITO DIAGNOSTICADO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autor(es): RABELO, Jéssica Aparecida
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a aquisição e desenvolvimento da linguagem através de intervenções fonoaudiológicas com um sujeito diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao observar o auto índice de crianças diagnosticas com o TEA, houve a necessidade de uma intervenção fonoaudiológica através de avaliações e terapias. A partir das avaliações e terapias, podemos avaliar o sujeito através da concepção sócio histórica de linguagem, lugar de interação/interlocução, onde o sujeito e a linguagem se constituem mutuamente, saindo assim dos métodos padronizados, olhando o sujeito com um ser único e individual. Será feito um estudo de caso, com um sujeito do gênero masculino, com 6 anos diagnosticado com transtorno do espectro autista. A análise dos dados se dará à partir de tabelas contendo diálogos entre terapeuta e paciente e a discussão teórico-prática das mesmas. Pretende-se com este estudo auxiliar no desenvolvimento e a aquisição da linguagem do sujeito, e analisar a participação da neurolinguística durante o processo terapêutico fonoaudiológico.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Autismo
Neurolinguística discursiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1792
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79912.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)169.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.