EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1787
Tipo: Artigo
Título: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR, NO PERÍODO DE 2007 A 2017
Autor(es): SILVA, Simone Fernanda da
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: A leishmaniose tegumentar americana é uma doença zoonótica causada pelo protozoário do gênero leishmania, de transmissão vetorial pelos mosquitos flebotomíneos. No Brasil a leishmaniose tegumentar americana se manifesta em todas as regiões do país, com perfis epidemiológicos diferentes. No Paraná as regiões endêmicas estão próximas as locais silvestres, áreas florestais e nas bacias de rios, com destaque para a região norte, onde o número de casos tem se elevado. O objetivo do presente estudo foi avaliar e compreender o perfil epidemiológico da leishmaniose tegumentar americana no período de 2007 a 2017, no município de Maringá. Para este propósito, foi realizada uma abordagem transversal descritiva de dados secundários obtidos das Fichas de Notificação/Investigação de Leishmaniose ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação, analisando as características sociodemográficas, gerais do diagnóstico, complementares das notificações e do tratamento farmacológico e acompanhamento da leishmaniose. No período investigado foram registrados 216 casos, com predomínio na faixa etária entre 40 a 79 anos, com idade média de 51,4 anos, com uma prevalência do sexo masculino. Todos os casos foram tratados com o emprego de agente antimonial pentavalente, consumindo em média 74,3 ampolas do fármaco por paciente, onde na maioria dos casos houve a presença de lesão sendo a maioria mucosa. Estes resultados preliminares permitem concluir que a população mais vulnerável ao desenvolvimento da LTA compreende os indivíduos do sexo masculino, entre 40 e 79 anos, sendo a forma mucosa a que mais afetou estes pacientes, havendo a presença de lesões em mais 66% dos casos.
Palavras-chave: Leishmaniose tegumentar americana
Flebotomíneos
Leishmania
Epidemiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1787
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80202.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)183.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.