EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1769
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE MACROSCÓPICA DA CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS CUTÂNEAS TRATADAS COM EXTRATO BRUTO DE POINCIANELLA PLUVIOSA COMPLEXADO COM CICLODEXTRINA
Autor(es): LENARTOWICZ, Aline Cavalcante
GUIDI, Ana
LEITE MELLO, Eneri
MELLO, João Carlos Palazzo de
Abstract: Este estudo teve o objetivo de avaliar a cicatrização de feridas cutâneas de ratos com extrato bruto de Poincianella pluviosa complexado com HPβCiclodextrina. Foram preparadas formulações em gel contendo o extrato complexado (EBHPβCD) a 1% e o gel sem complexo como controle negativo. 20 ratos Wistar utilizados foram divididos em grupos (n=5) correspondentes aos dias de tratamento, 4, 7, 10 e 14 dias. Duas feridas de 1 cm² foram confeccionadas no dorso dos animais, uma ferida recebeu tratamento diário com gel EB-HPβCD e a outra, controle negativo. Após eutanásia, ao final de cada período de tratamento, as feridas foram medidas por decalque em folha plástica transparente, que foram digitalizados e ampliados para cálculo da área, expressos em cm2. O grau de contração das feridas foi em expresso em porcentagem. Os resultados foram submetidos à análise estatística e comparados. O fechamento das feridas foi observado após os períodos de tratamento com gel EB-HPβCD e com controle negativo sem agravos que impedissem a cicatrização. A medida da área das feridas tratadas não apresentou diferença estatística quando comparada ao controle negativo. Quanto ao grau de contração, aos 14 dias o reparo das feridas já estava restabelecido, e durante os períodos de tratamento não houve diferenças estatísticas entre os grupos que receberam gel EB-HPβCD e controle negativo. Assim, as feridas tratadas com gel EB-HPβCD não diferenciaram das feridas controle quanto ao fechamento e grau de contração da ferida.
Palavras-chave: Sibipiruna
Fechamento de feridas
Gel cicatrizante
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1769
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79984.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)213.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.