EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1764
Tipo: Artigo
Título: PRIMEIROS SOCORROS NA OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO: PROFESSORES E MONITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): TEIXEIRA, Helmon Cesar Lobo
FERREIRA, Eduarda Rafaeli
HISHINUMA, Gilberto
Abstract: A asfixia por corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal, seu diagnóstico precoce é essencial, pois o retardo no seu reconhecimento e tratamento pode incorrer em sequela definitiva ou dano fatal. No Brasil, a obstrução de vias aéreas por corpo estranho corresponde a terceira maior causa de morte no ambiente escolar, uma vez que a curiosidade das crianças as expõem a situações de risco, necessitando de supervisão e atendimento constante dos professores e responsáveis. A carga horária dos cursos de licenciatura em pedagogia é deficiente nas áreas relacionadas a saúde e higiene, evidenciando o despreparo dos professores mediante situações de emergência. A pesquisa será realizada em quatro instituições de educação infantil, sendo duas públicas e duas particulares da cidade de Maringá, a amostra será composta por 25-50 professores. Serão ministradas aulas teórico-práticas, sendo aplicados dois questionários para explorar o conhecimento, um pré-intervenção e um pós intervenção. Os dados coletados serão organizados em tabelas e gráficos para análise. É esperado que os professores tenham baixo nível de conhecimento sobre o tema e após a intervenção terão uma assimilação e retenção básicas para o atendimento de uma asfixia por corpo estranho.
Palavras-chave: Asfixia
Educação continuada
Educação infantil
Educação infantil
Prevenção de Acidentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1764
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80225.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)170.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.