EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1762
Tipo: Artigo
Título: PREVENÇÃO QUATERNÁRIA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Autor(es): MORESCHI, Lívia Karling
SCANDALO, Mariane Hernandes
BERNUCI, Marcelo Picinin
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: A prevenção quaternária visa diminuir o excesso de intervenções médicas com potencial danoso para o paciente. O objetivo deste trabalho é identificar o impacto da prevenção quaternária na promoção da saúde. O estudo consistirá em uma cienciometria sobre o tema “prevenção quaternária”. Consistirá em pesquisa da produção científica veiculada em periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências de Saúde (IBECS), Biblioteca Cochrane (COCHRANE), National Library of Medicine (MEDLINE), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e US National Library of Medicine (PubMed) e uma pesquisa de campo com profissionais da área médica para identificar o conhecimento e a prática da prevenção quaternária para a promoção da saúde de seus pacientes. O instrumento de coleta de dados será elaborado pelos pesquisadores, caso não se encontre na literatura um instrumento validado para esse fim. Os dados serão inseridos em planilha Excel e serão aplicados testes estatísticos para análise dos dados. Espera-se identificar a produção científica sobre a temática e a percepção dos profissionais de saúde em relação a mesma, estimulando o interesse sobre a importância desta temática.
Palavras-chave: iatrogenia
prevenção quaternária
promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1762
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79403.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)187.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.