EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1758
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE REAÇÕES ALÉRGICAS RELACIONADOS AOS ALIMENTOS ENTRE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Autor(es): LOPES, Jhonatan Gabriel de Paula
RAMOS, Nathália Cristina Vieira
SARTOR, Claudenice Francisca Providelo
FELIPE, Daniele Fernanda
Abstract: A alergia alimentar ocorre devido uma interação com o sistema imunológico após o contato (ingestão, cutâneo ou inalação) de algum alimento que contenha o alérgeno, produzindo uma resposta. Com o aumento de reações alérgicas causados pelos alimentos ou aditivos alimentares, torna-se importante o levantamento da prevalência de dados atualizados para que hajam investimentos em estudos futuros na redução de efeitos gerados pelos alérgenos nos alimentos. Baseado neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de prevalência de reações alérgicas relacionados aos alimentos entre estudantes universitários de uma instituição privada do município de Maringá-PR. Para a coleta dos dados foi utilizada um questionário contendo perguntas abertas e fechadas com relação a dados pessoais e específicos sobre fatores relacionados a reações alérgicas alimentares. Em seguida, os dados foram analisados e demonstrados em gráfico. Foi observado que a prevalência de indivíduos com alergia alimentar foi de 14%, sendo que os principais tipos de alimento relacionados com as reações alérgicas foram frutos do mar. Os resultados obtidos poderão contribuir para promover dados atuais de prevalência de reações alérgicas alimentares. Além disso, espera-se envolver a comunidade científica para estudos aprofundados com dados epidemiológicos atuais com o intuito de diminuir os alérgenos presentes em alimentos, melhorar os métodos de identificação e a realização de tratamentos eficazes dentro da área alimentícia no que se refere a reações alérgicas.
Palavras-chave: Alergia alimentar
Estudos epidemiológicos
Reações imunológicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1758
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79676.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)214.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.