EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1754
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO EM PACIENTES GERIÁTRICOS ATENDIDOS POR UM LABORATÓRIO CLÍNICO DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): AQUINO, Daniela Carlos De
BORNIA, Elaine Campana Sanches
Abstract: O objetivo deste estudo foi identificar os micro-organismos causadores das ITU em pacientes geriátricos atendidos por um laboratório de Análises Clínicas de uma cidade do noroeste do Pr. Foi avaliado o perfil de sensibilidade antimicrobiana dos micro-organismos identificados nas uroculturase determinando a prevalência de infecções urinárias entre os sexos. Das uroculturas realizadas de janeiro a dezembro de 2016 em pacientes com faixa etária de 60 anos ou mais, foi constatado que 51,5% (n=50) eram do sexo feminino e 48,5% (n=47) masculino. Em 68,0% (n=66) dos exames foi constatado ausência de micro-organismo. Foram encontrados resultados positivos em 30 pacientes (31%), sendo a maior prevalência de positividade em mulheres na faixa etária dos 60 a 65 anos (23,3%). A análise das uroculturas positivas evidenciou que as infecções urinárias foram causadas por três tipos de bactérias, Klebsiella pneumoniae (20%), Escherichia Coli (73,4%) e Proteus mirabilis (6,6%), todas pertencentes à classe das enterobacteriáceas, sendo a Escherichia coli a bactéria responsável pelos maiores números de infecções. Em 16,7% (5) das amostras dos pacientes com Klebsiella pneumoniae apresentaram resistência a Ampicilina e a Cefotaxima, 60,0% (n=18) das amostras com Escherichia coli mostraram-se resistentes a Cefotaxima.Proteus mirabilis demonstrou resistência a Cefotaxima e Nitrofurantoína em 6,7% (n=2) dos casos. Os dados reforçam a importância da utilização clínica desses fármacos não ser empírica. Reconhecer os germes mais comumente envolvidos nos quadros de infecção do trato urinário e seu padrão de resistência bacteriana aos antimicrobianos utilizados no tratamento é de fundamental importância para o manejo correto desta condição.
Palavras-chave: Antimicrobianos
Micro-organismos
Uroculturas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1754
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79630.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)223.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.